terça-feira, 23 de março de 2010

Carro elétrico: Um dia, você ainda vai ter um.



E o carro elétrico está sendo vendido no Brasil (O preço, R$ 60 mil, é por si só, um choque!). Todavia, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel já havia feito protótipos de um mini-carro (Do tamanho do Reva i) na década de 70, chamado Itaipu. Uma pena que não obteve apoio governamental, por causa do Proálcool, senão os elétricos teriam feito cerca de 30 anos de Brasil.


Comparação entre o Reva i Indiano e o Gurgel Itaipu E-150, nacional, da década de 1970 (Gentileza Programa AutoEsporte)

Gurgel também fez uma versão "Itaipu" da perua G-800 (Que usava chassi de Kombi), chamada Itaipu E-400. Na verdade, a E-400 veio antes da "tradicional" G-800.


Itaipu E-400: Furgão elétrico num chassis de Kombi

Seu sonho morreu, mas pelo menos o sonho do brasileiro de ter um elétrico continua bem vivo. Tanto que os últimos modelos da Gurgel, BR-800 e Supermini, são os preferidos para fazer conversões para elétrico, conforme mostram este site e este site. Isso não impede, por exemplo, de se usarem modelos maiores, como o Gol, com motor de 75 cv de pico, ou mesmo um velho Fusca. Já há uma empresa convertendo carros da Fiat para abastecer na tomada de casa, e mesmo a Fiat e a Iveco (na prática, a mesma empresa) soltaram protótipos elétricos que usam, veja só, baterias de sal. Resta saber QUANDO eles estarão no mercado.

Buggy FCC 2 da Fiat do Brasil. Pena que é só um conceito...


Iveco Daily elétrico. No mercado quando?

E, se você quiser também entrar na "onda de choque" de andar com seu possante sem passar pelo posto de combustível, recomendo este site, que tem links interessantes para você começar a converter o teu possante - Pode ser moto, também - ou "ressuscitar" um veículo morto do ferro-velho só por diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário