quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novos Estados Brasileiros até 2015: Será que rola?

Uma nova divisão política do Brasil está em tramitação no Congresso, e deve ser concluída até 2015 com a criação de 18 estados em todas as atuais regiões do país. Dentre essa nova divisão, todos os 26 estados e o Distrito Federal permanecerão existentes, porém alguns terão modificações territoriais como a saída para o mar no Estado de Minas Gerais (anexando parte do atual Espírito Santo) e o aumento dos litorais dos Estados do Paraná e Piauí.

A cidade do Rio de Janeiro será emancipada do atual estado, juntamente com sua região metropolitana e baixada fluminense (exceto a cidade de Niterói), tornando-se a única cidade-estado do Brasil. O Maranhão dividido em duas partes, será conhecido como Estado dos Lençóis na parte norte e como Maranhão na parte sul. As atuais cinco regiões brasileiras serão modificadas, com a extinção das regiões Centro-Oeste e Sudeste e a criação das regiões Leste, Oeste e Noroeste.

Os novos estados serão, pelas atuais regiões:

Região Norte:

Estados do Rio Negro [RI], Solimões [SO] e Juruá [JA] (divididos do atual Amazonas), Tapajós [TA] e Carajós [CR] (atual Pará) e Oiapoque [OP](região norte do Amapá e pequena faixa do extremo norte do Pará).

Região Nordeste:

Estados do São Francisco [SF](faixa que divide os atuais Estados do Alagoas e Sergipe até a Foz do Rio São Francisco e extremo norte da Bahia), São Francisco do Sul [SS](oeste da Bahia e extremo norte mineiro), Gurgueia [GU](sul do Piauí), Fernando de Noronha [FN](emancipação do arquipélago do Estado de Pernanbuco) e Lençóis [LE](parte norte do Maranhão atual).

Região Centro-Oeste: Estados do Araguaia [AR](norte de Mato Grosso), Pantanal [PN](oeste e norte do Mato Grosso do Sul e extremo sudoeste do Mato Grosso) e Planalto [PL](nordeste de Goiás).

Região Sudeste:

Estados do Triângulo [TR](atual região do Triângulo Mineiro, localizado no "nariz de Minas"), Campos [CA](norte do atual Estado do Rio de Janeiro), Guanabara [GB](demais áreas do Estado do Rio de Janeiro, com excessão do norte e da atual capital) e Rio de Janeiro (emancipação da cidade do Rio de Janeiro, sua região metropolitana e baixada fluminense transformando-a na única cidade-estado do Brasil).

Região Sul:

Estado do Iguaçú [IG](oeste paranaense e catarinense e pequena faixa do extremo sul do Mato Grosso do Sul).


Veja no mapa a nova divisão política do Brasil que entrará em vigor até 2015:



Fonte:http://othonnoticia.blogspot.com/2010/02/novos-estados-brasileiros-ate-2015.html

Vamos por partes: Até pelo que eu saiba, a divisão era outra:



E outras fontes diziam inclusive que a Região Sul não seria alterada, conforme a Wikipédia.

Olha, muitos criticam o surgimento de novos estados, porque aumentaria o número de deputados, traria mais gastos públicos, seria covil de mais políticos ladrões, piriri, pororó.

Vamos analisar sob uma ótica mais crítica. Olhe os EUA que, sem o Alaska, é menor que o Brasil e possui 48 estados (Os outros dois são, justamente, Alaska e Hawaii). Um estado menor pode ser mais facilmente fiscalizado, assistido e controlado. Afinal, nessa história de amazônia, os estados que mais desmatam são justamente o Amazonas e o Pará, enquanto que o Amapá tem a sua área verde praticamente intacta.

Alguns estados propostos, comoTapajós (Oeste do Pará), Gurgeia (Sul do Piauí) e Maranhão do Sul (Sul do Maranhão, dããã...) lutam por uma emancipação desde antes da divisão do Mato Grosso, que resultou na criação do Mato Grosso do Sul. O surgimento do Estado do Tocantins e seu desenvolvimento posterior mostrou que estados menores podem ser melhor administrados.

Pará e Amazonas são os dois maiores estados do Brasil, e possuem cerca de cinco estados novos propostos, o que resultaria em maior controle da área amazônica, melhor fiscalização e o principal: Desenvolvimento para as comunidades que, até então, estavam isoladas da capital. Mais estados podem ter suas próprias receitas para atrair investimento (nacional ou estrangeiro) e assim reverter um pouco o lado "terceiro-mundo" que impera nos rincões mais distantes do país.

Resta ao Congresso Nacional separar o joio do trigo e evitar medidas estapafúrdias. Um Brasil mais descentralizado será um Brasil mais desenvolvido.

12 comentários:

  1. O MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO é um movimento cultural e cívico que conta já com cerca de 4 MIL adesões, de todos os países da CPLP.
    Defendemos o reforço dos laços entre os países lusófonos - a todos os níveis: cultural, social, económico e político -, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.

    Se quiser aderir ao MIL, basta enviar um e-mail: adesao@movimentolusofono.org
    Indicar: nome, e-mail e área de residência.

    Adira também à nossa página facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=2391543356

    ResponderExcluir
  2. putz,nada aver,igual uma nova divisão que planejaram em 93,rondonia e acre territórios.sumiria roraima,seria AM,amapá,seria PA,tocantins,seria GO,mato grosso do sul,seria MT,piauí,seria MA,paraíba e alagoas,seriam PE,sergipe,seria BA,e a parte de cima do espírito santo,seria uma saída para o mar em MG,e a parte de baixo seria RJ.e a criação do território de solimões no am.DOIDEIRA!!!

    ResponderExcluir
  3. A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "a terra do PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.
    Direção: Sérgio Rodrigues, João Begatti e Carlos Ferreira.
    www.radioculturasd.com.br
    twitter.com/radioculturasd
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
    CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.
    CAMPEONATO MINEIRO:
    12/02, direto de Juiz de Fora
    Tupi (Juiz de Fora) e Democrata (Governador Valadares)
    Com Edson Palma, João Begati, Carlos Ferreira, Sérgio Rodrigues, Evandro Begati e Guilherme Galdino.

    Leia mais aqui no BLOG:
    www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. RÍDICULO. MAIS ESTADOS, MAIS GOVERNADORES, MAIS DEPUTADOS, ENFIM, MAIS POLÍTICOS PARA SEREM PAGOS PELOS NOSSOS IMPOSTOS. E O QUE É PIOR O QUE DEVERIA SER FEITO ERA DIMIHUIR A QUANTIDADE DESTES E NÃO AUMENTÁ-LOS. MELHORAR O QUE JA TEM E NÃO CRIAR MAIS. ISSO SIM. O NOSSO ESTADO (MS) DEVERIA SER CHAMADO DE ESTADO DO PANTANAL PRA NÃO SER CONFUNDIDO COM O ESTADO DO MATO GROSSO (MT).
    PROF. ADM. GESTOR PÚBLICO
    JAMES RUDY SILVEIRA
    CAMPO GRANDE/MS.

    ResponderExcluir
  5. Por um lado seria ótimo a divisao, assim seria mais facil a admistraçao do territorio e distribuiçao das rendas e por outro lado seria péssimo porque nosso país ja esta cheio de politicos ladroes e sem vergonha na cara e isso iria aumentar o numero de ladroes do colarinho branco no Bbrasil.

    ResponderExcluir
  6. ESSE GOVERNO SÓ QUER TIRAR A NOSSA ATENÇÃO PARA ROUBAR DINHEIRO PARA A COPA DO MUNDO 2014, COPA AMÉRICA 2015 E RJ OU GUANABARA OLIMPÍADAS 2016

    ResponderExcluir
  7. Piada??? Creio que não! Para aqueles que estão a centenas e mais centenas de quilômetros dos "governantes", como é o caso do Norte de Minas a segunda divisão apresentada (mapa colorido) seria importantíssima de mais.. Para começar: todos estes estados de cara teriam que ter (obrigatoriamente) universidades federais.. no mínimo uma. Depois.. sede do governo, cidade planejada.. novos cargos na administração pública geral (funcionários concursados)etc e tal. Enfim.. cresceria com certeza a roubalheira política MAS... certeza tbm é que serão menos grana nas mãos dos atuais poucos ladrões milionários que exploram o nosso povo. Com certeza sim a representatividade seria bem mais real.. Não sei até que ponto isso seria bom mas.. poderei ter um vagabunda de um deputado estadual bem na rua esburacada da minha casa. Hehehe... É bom sairmos da mesmice de sempre. Creio que vale a pena apostar.. se pensarmos em ladroagem política.. o certo.. ao meu ver.. era fuzilar cada um dos vagabundas que nos roubam todos os dias.. e apenas com simples canetadas.. nem que aumente esse número.. um dia aumentarão tbm o número de balas. Rsrs Prof. Luciano

    ResponderExcluir
  8. Corrigindo... o certo.. ao meu ver.. era ENJAULAR cada um dos vagabundas que nos roubam todos os dias.. e apenas com simples canetadas.. nem que aumente esse número.. um dia aumentarão tbm o número de CELAS. Rsrs - Prof. Luciano

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, o Pará continuará sendo aquela "terra sem lei", já que houve um lobby intenso para votarem pela não criação dos dois Estados, de Tapajós e Carajás. Há de se pensar em uma solução que, mesmo sem dividir o estado, resulte em maior controle desse imenso território.

    ResponderExcluir
  10. De: Jason
    Ridículos mesmo é egoísmo enrustido que há dentro dessas pessoas mesquinhas, e ainda têm a cara de pau de dizerem que estão "preocupadas com orçamento da União ou senão com a mordomia dos políticos, aumento da máquina pública, etc." - balela! Hora, me polpe de tamanha demagogia barata! É tudo pretexto, elas são tão hipócritas quantos os políticos que elas criticam! Nesse país o patriotismo só vale mesmo é só na época da COPA, fora disso... não hora de enxergar o outro lado pobre do Brasil, tão marginalizado pelo poder público, lugares tão remotos que sequer aparece no mapa geográfico brasileiro...! Aí os críticos contra a criação das novas unidades federativas que é benéfica e necessária a nação, fecham os olhos e fazem vistas grossas fingindo não querer enxergar a causa dos separatistas que lutam por uma vida melhor! Sim porque uma empresa que está expandindo os negócios precisará abrir filiais, vai aumentar o nº de funcionários e por isso, claro, aumentará o nº de cargos de chefia, gerentes, supervisores, encarregados, etc., assim também a população do Brasil que dobrou de tamanho por mais de 6 décadas, "não se faz omelete sem quebrar os ovos", além do mais "navegar é preciso", e de lá pra cá, o país pouco avançou nesse quesito - os parlamentares: Sebastião Madeira e Ronaldo Dimas (autores da FRENTE PARLAMENTAR SOBRE A CRIAÇÃO DE NOVAS UNIDADES FEDERATIVAS ATÉ 2015, ambos contam com o apoio do 1º ex-Governador Estadual do Tocantins: Siqueira Campos), apenas desengavetaram esse projeto que está tramitando no Congresso e no Senado há quase 70 anos, isto quer dizer que essa proposta é mais antiga do que a fundação de Brasília. Getúlio Vargas criou o IBGE em 1938, justamente para monitorar essas áreas isoladas e desassistidas pelo poder público, aliás se não fosse ele e também o Juscelino Kubitschek instalando a capital federal no meio do CERRADO, a pobreza absoluta no Brasil seria ainda pior!
    Você que é contra a criação das novas unidades federativas, você está sendo contra o progresso econômico do Brasil. O Brasil é muito mal repartido geograficamente, por essa razão que também é mal assessorado pelo poder público. As desigualdades sociais regionais só vão deixar de existir ou pelo menos minimizá-las se tirarmos do papel esse projeto que é mais antigo do que a fundação de Brasília. As novas unidades federativas além de gerar novos empregos, eldorados, etc. essa proposta irá desinchar as regiões metropolitanas do país que já estão por demais da conta super-saturadas, entre outros fatores.

    ResponderExcluir
  11. Acho que as areas mais densamente povoadas deveriam ser estado com deputados e senadores,já as areas com população reduzidas deviam ser territorios com deputados por numero de habitantes e não do jeito que é feito atualmente onde deputados e senadores são eleitos por muitos votos como em São Paulo e outros eleitos por uma merreca como acontece nas regiões menos povoadas, acho que um só senador representa bem o estado do amazonas e oitos deputados é talvez um numero exagerado para o numero de eleitores. Regioes que tem mais habitantes teriam que ser melhor representada e regiões com menos babitantes não deviam ser usadas como cabide de emprego para politicos e afins

    ResponderExcluir