quarta-feira, 7 de julho de 2010

Por que Benjamim pode e Salim não pode? EUA apoiam armas atômicas de Israel

(Do Yahoo!)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou ontem que não apoiará as pressões por um Oriente Médio livre de armas nucleares, caso isso obrigue Israel - única potência atômica da região - a desfazer-se de seu arsenal. Na Casa Branca, Obama afirmou ao primeiro-ministro israelense, Binyamin "Bibi" Netanyahu, que a política de Washington sobre o tema "não mudará".
PUBLICIDADE

"Por isso, nós mantemos, sem titubear, o compromisso com a segurança de Israel. Os EUA nunca pedirão a Israel para tomar qualquer atitude que possa minar os interesses de sua segurança", afirmou Obama. Netanyahu reagiu com satisfação às garantias. "Obrigado por reafirmar o compromisso dos EUA com assuntos de importância estratégica vital." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O que era sublimado agora está escancarado: Os EUA apoiam o arsenal nuclear de Israel, em detrimento dos outros países. Depois falam que Mahmoud Ahmadinejad (Que, concordo, não é nenhum santo) é um terrorista por querer usar energia atômica no Irã - Segundo ele mesmo, para fins pacíficos - e enchem o país de sanções. Então, se Israel quiser, pode mandar uma bomba atômica em Teerã, usando o bom e velho método estadounidense do "ataque preventivo", que os EUA não irão de forma alguma condená-lo.

Pra quem não sabe, o Estado de Israel tal como o conhecemos é um estado artificial, criado pela ONU com o intuito de evitar que ocorressem novas perseguições aos judeus e se repetissem eventos tais como o holocausto nazista. Detalhe, quem sugeriu a criação de Israel foi um simpatizante do Nazismo (Um brasileiro, ainda por cima). Baseando-se no retrospecto do povo judeu, a ONU outorgou Jerusalém e seus arredores (a chamada "Terra Santa) como área do Estado de Israel.

Só que lá, antigamente, existia a Palestina. É como se a ONU pegasse os curdos e enfiasse eles no Rio de Janeiro, declarando aquela terra como o Curdistão. ou seja, quem já tava lá não gostou nem um pouquinho de ver estranhos tomando suas terras. E a guerra lá existe desde então. Israel só tem se mantido onde está por causa do apoio dos EUA (Que se autoproclamam os que derrotaram o Nazismo, sendo que quando chegou o Dia D, a URSS já tinha tomado conta), que é um país voltado mais para a guerra do que para a paz. Que o digam Coreia, Vietnã e Nicarágua e, mais recentemente, Iraque e Afeganistão.

Um Oriente Médio sem armas nucleares passa por Israel, a menos que se pretenda retirar Israel do Oriente Médio, colocando-o em outro lugar mais desabitado - A Austrália, por exemplo.

Nada contra os israelenses, mas se querem mesmo paz, é melhor pedirem à ONU para mudarem de lugar o Estado de Israel. Deserto por deserto, a Austrália é mais sossegada.

E o Obama tá me decepcionando. Achei que ele faria a diferença, mas está aos poucos tendo a mesma mentalidade de Bush e seus comparsas. Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário